Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Chegou o verão, e sem quaisquer vestígios de timidez!
Chegou quente, convidativo e trouxe os sabores que só esta estação garante. As frutas são mais doces, mais perfumadas e apetitosas.
Este fim de semana, em pleno mercado de Setúbal, encontrei figos, os que apresento na imagem, e posso garantir que os figos de São João, os primeiros do ano, se tornam ainda mais apetitosos acompanhados por finas fatias de presunto. Quantas calorias aportam, não sei (e até tenho medo de saber), mas que são saborosíssimos, lindos e constituem uma incontornável experiência, lá isso é verdade. Reservo esta conjugação para o início de uma refeição ou para um lanche rápido e delicioso.
No Algarve, entre o mar e a serra, tive a felicidade de, em muitos dias de verão, saborear figos, colhê-los da árvore, seguir o seu crescimento, amadurecimento e envelhecimento ao sol - a minha bisavó Ana secava os figos para preservar o seu sabor e garantir boas recordações para os dias frios de inverno.
Confesso que não adoro figos secos, mas guardo na memória a sua disposição em cima do murete, na Casa do Campo, prontos para secar ao sol, lá onde os dias pareciam não terminar e as cigarras entoavam cânticos.
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.