Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




figos.jpg

 

Chegou o verão, e sem quaisquer vestígios de timidez!

Chegou quente, convidativo e trouxe os sabores que só esta estação garante. As frutas são mais doces, mais perfumadas e apetitosas.

 

Este fim de semana, em pleno mercado de Setúbal, encontrei figos, os que apresento na imagem, e posso garantir que os figos de São João, os primeiros do ano, se tornam ainda mais apetitosos acompanhados por finas fatias de presunto. Quantas calorias aportam, não sei (e até tenho medo de saber), mas que são saborosíssimos, lindos e constituem uma incontornável experiência, lá isso é verdade. Reservo esta conjugação para o início de uma refeição ou para um lanche rápido e delicioso.

 

No Algarve, entre o mar e a serra, tive a felicidade de, em muitos dias de verão, saborear figos, colhê-los da árvore, seguir o seu crescimento, amadurecimento e envelhecimento ao sol - a minha bisavó Ana secava os figos para preservar o seu sabor e garantir boas recordações para os dias frios de inverno.

 

Confesso que não adoro figos secos, mas guardo na memória a sua disposição em cima do murete, na Casa do Campo, prontos para secar ao sol, lá onde os dias pareciam não terminar e as cigarras entoavam cânticos.

figueira.jpg

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

- TAGS -:


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 18.06.2018 às 14:25

Não sei se gosto mais dos figos ou da fina prosa que acompanha o texto.
Parabéns pelo sugestão e pela bela e convidativa fotografia
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 19.06.2018 às 21:56

Os textos são efectivamente felizes e animosos e cruzam bem com as fotos escolhidas. Há um criterioso trabalho de edição que desalinha dos blogues e dos textos que pululam e tanto deixam a desejar nas plataformas digitais.
Perfil Facebook

De Bárbara Miranda a 05.07.2018 às 17:53

Adoro figos! Fazem parte da minha vida desde a meninice. Singelas lembranças de Belmonte. Durante muitos anos, tive o privilégio, a honra e o gozo de poder dar continuidade a este gosto na Casa do Campo, um dos lugares em que me sinto tão bem recebida e acolhida. Partilhar convosco esse ritual, entre tantos outros, é uma manifestação dos fortes laços que tecem relações duradouras e vindouras.

Comentar post





Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.